Despedida de Militar
General Câmara (RS) - No dia 17 de janeiro despediu-se do convívio da caserna o Cap QAO Silva Santos. Após 30 anos de efetivo serviço, o Cap Silva Santos foi transferido para a reserva remunerada. Militar possuidor de elevado grau de disciplina e responsabilidade, deixará uma lacuna inestimável no efetivo da OM e no Exército Brasileiro. Ao Cap Silva Santos, nosso agradecimento pela excelência de seu trabalho prestado ao Exército Brasileiro.
Crédito: 1º Sgt Maurício
Elogio:
Capitão QAO MB FLODIZIO SILVA DOS SANTOS
Por motivo de sua transferência para a reserva remunerada, afasta-se do serviço ativo do Exército Brasileiro o Cap QAO FLODIZIO SILVA DOS SANTOS, a quem, por dever de justiça, consigno esta referência elogiosa, em virtude dos seus mais de 30 (trinta) anos de excelentes serviços prestados ao Exército Brasileiro.
Natural da cidade do Rio de Janeiro-RJ, filho de FLORIVALDO ALVES DOS SANTOS (in Memoriam) e de JUDITH SILVA DOS SANTOS (in Memoriam), o jovem FLODIZIO SILVA DOS SANTOS, iniciou sua trajetória na caserna em 1º de agosto de 1985, quando incorporou às Fileiras da Força Aérea Brasileira, como Soldado de 2ª Classe, para prestação do serviço militar obrigatório, sendo incluído no estado efetivo do Museu Aéreo Espacial/MUSAL. Em 1º ABR 87, foi promovido a graduação de Soldado de 1ª Classe. A 13 OUT 87, foi aprovado no exame intelectual para o Curso de Formação de Sargentos de 1988 (CFS/88), sendo licenciado do serviço ativo da Força Aérea Brasileira, a contar de 31 JAN 88, e matriculado na Escola de Instrução Especializada (Rio de Janeiro-RJ) em 1º FEV 88, no curso de Formação de Sargentos de Carreira das Linhas Logísticas e Singular.
Concluiu o período básico do CFS/88 em 29 ABR 88, tendo sido mandado apresentar-se à então Escola de Material Bélico (Rio de Janeiro-RJ) para matrícula no CFS de Material Bélico (CFC MB) – Mecânico Operador. Naquele Estabelecimento de Ensino, apesar de pouco tempo como aluno, já demonstrava o pundonor para a carreira militar, destacando-se pela dedicação, entusiasmo, disciplina e capacidade de trabalho, materializados em elogio consignado pelo Chefe da Seção “C”.
Em 25 NOV 88, foi promovido a graduação de Cabo e 3º Sargento de carreira, por ter concluído com aproveitamento o CFS/88, sendo classificado pelo critério de merecimento intelectual no então Batalhão de Manutenção e Armamento (Rio de Janeiro -RJ).
Apresentou-se pronto para o serviço no então Batalhão de Manutenção de Armamento em 15 FEV 89, onde foi designado para exercer a função de Auxiliar da 1ª Seção. Naquela Seção, em virtude de seu destacado trabalho, foi alvo de diversos elogios de seus Chefes, pelo dinamismo, dedicação e correção verificados principalmente na elaboração do Boletim Interno, confecção das alterações dos oficiais e de documentos externos da OM.
Com uma invulgar capacidade física logrou-se campeão dos Jogos Abertos da Semana da Pátria/1991, patrocinados pelo Círculo dos Subtenentes e Sargentos da Vila Militar, sobrepujando adversários de alto gabarito e melhor preparação, tendo contribuído decisivamente com sua equipe na conquista do título máximo de “CAMPEÃO GERAL”.
Em 1º AGO 90, foi classificado no comportamento “ÓTIMO”, por ter completado 5 (cinco) anos de efetivo serviço sem qualquer punição.
Após aprovado em teste específico, em 25 SET 91, foi habilitado para o desempenho da função de datilógrafo.
Fruto de esforço pessoal, em 12 AGO 93, graduou-se em Ciências Contábeis pela Faculdades Integradas Simonsen (Rio de Janeiro-RJ).
Em 29 JUL 94, o então 3º Sargento SILVA SANTOS viveu um dos momentos mais marcantes de sua vida, o casamento com a Srª ANA CRISTINA DA COSTA DOS SANTOS, companheira inseparável que o tem acompanhado em sua trajetória militar, com quem viria a ter seus filhos: TAMIRES DA COSTA DOS SANTOS e MATEUS GUILHERME DA COSTA DOS SANTOS.
Promovido por antiguidade à graduação de 2º Sargento, em 1º JUN 94, foi classificado no comportamento “EXCEPCIONAL” por ter completado 9 (nove) anos de efetivo serviço sem ter sofrido nenhuma punição.
Foi matriculado no Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS 09 MB – Mec Op/1º Turno – 1ª fase), no período de 03 FEV a 10 ABR 97, vindo a concluir com aproveitamento, com o grau 9,497, Menção “MB”, sendo elogiado por não ter tido, durante todo o curso, uma falta sequer, mesmo nenhum atraso, às atividades escolares, demonstrando, portanto, louvável assiduidade e pontualidade.
Em 25 AGO 97, foi agraciado com a Medalha Militar de Bronze com Passadores, Barretas e Diplomas, como reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro, por mais de 10 (dez) anos.
Transferido por necessidade do serviço para o 23º Batalhão Logístico de Selva (Marabá-PA), apresentou-se pronto para o serviço em 11 NOV 98, sendo designado para exercer a função de Auxiliar da 1ª Seção (Controle de Cb/Sd e Serviço Militar/SERMIL).
Em 12 FEV 99, deslocou-se para a Base de Selva Cabo Rosas, a fim de participar do Estágio de Adaptação à Selva para Quadros/99, realizado no período de 8 a 13 FEV 99.
Após nova transferência por necessidade do serviço, para o 28º Batalhão Logístico (Dourados-MS), apresentou-se pronto para o serviço em 20 DEZ 00, sendo designado para exercer a função de Sargenteante da Cia Log Mnt.
Naquela OM, participou de diversas Comissões de Seleção Fixa/Volante e Junta de Designação, sendo alvo de múltiplos elogios por parte do Presidente da CS/015, mercê da forma dedicada e responsável na preparação das instalações, atuação nos Postos de Apresentação e de Aplicação de Testes.
Como reconhecimento do Exército Brasileiro ao alto padrão e à dedicação dos serviços prestados pelo Sgt SILVA SANTOS, em 1º DEZ 02, foi promovido a graduação de 1º Sargento, por merecimento.
Em 1º JAN 04, tomou posse como Presidente do Clube dos Subtenentes e Sargentos de Dourados (CSSD). Na oportunidade, o público externo e interno soube reconhecer o valor deste militar quando presidiu o Clube, gozando de elevado conceito junto ao Cmdo da 4ª Bda Cav Mec, sendo elogiado pelo então Gen Bda ETCHEGOYEN, reconhecendo o serviço prestado aquela entidade e seu presidente, destacando a correta gestão financeira, a honestidade, a seriedade, a previsão, a obstinação e a criatividade, conseguindo reverter situação de inadimplência do clube. Na época, houve o resgate da imagem do Clube junto à sociedade douradense e a retomada da credibilidade dos sócios, além de possibilitar que novos investimentos fossem realizados.
Em 24 e 31 MAIO 05, respectivamente, foi agraciado com a Medalha Militar do Serviço Amazônico com Passador de Bronze - pelos relevantes serviços prestados em Organização Militar da área da Amazônia - e com a Medalha de Corpo de Tropa com Passador de Prata - pelos bons serviços prestados em Organizações Militares de Corpo de Tropa do Exército durante mais de 15 (quinze) anos.
Por ter completado 25 (vinte e cinco) anos de bons serviços prestados ao Exército Brasileiro, em 25 JUL 05, foi agraciado com a Medalha Militar com Passador de Prata.
Em JUN 07, foi designado como Instrutor do Curso de Melhoria Contínua, Formação de Pessoal pelos facilitadores concludentes do Ensino à Distância (EAD) – Capacitação 2ª Fase.
Demonstrando seu empenho em capacitar-se e em aperfeiçoa-se, realizou diversos cursos de EAD e presencial em Instituições Civis e Militares, dentre os quais: Desvendando a Informática; Sensibilização para o Uso do Software Livre; Orçamento Público: Elaboração e Execução; Legislação Aplicada à Gestão de Pessoas; Modelo de Excelência de Gestão; Atendimento ao Cidadão; Desenvolvimento Gerencial; Melhoria Contínua; Princípios Constitucionais; Processo Legislativo; Licitação e Contratos Administrativos; Excelência no Atendimento; Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira; Legislação Aplicada à Logística de Suprimento; Relações Internacionais - Teoria e História/Temas contemporâneos; e Manutenção, configuração de computadores, rede cabeada e WI-FI.
Em 12 MAIO 08, foi matriculado no Curso de Meios Auxiliares de Instrução, realizado no período de 12 MAIO a 5 SET 08, na Escola de Instrução Especializada (Rio de Janeiro-RJ), obtendo a média final 9,429, Menção “MB”.
Em novo reconhecimento institucional, em 1º JUN 08, foi promovido a graduação de Subtenente, por merecimento.
Transferido por necessidade do serviço e classificado por término de curso na Cia Cmdo da 6ª RM (Salvador - BA), apresentou-se em 15 JAN 09. Foi designado para exercer a função de Chefe da Seção de Protocolo do Quartel General da 6ª RM. No ano de 2010, em razão da necessidade do serviço, foi transferido para a Seção de Serviço Militar Regional/6 (SSMR/6), onde foi incumbido de chefiar a carteira responsável pelo controle de efetivos de oficiais, sargentos e cabos temporários. Em virtude da escassez de pessoal na Seção, acumulou os encargos relativos às finanças da SSMR/6, demostrando zelo e probidade no trato com os bens públicos, sem nunca queixar-se da sobrecarga de trabalho.
Suas virtudes o fizeram merecedor: das Medalha Militar Corpo de Tropa de Ouro e a Medalha Ozório – O Legendário, recebidas em 2010, esta última concedida a militares possuidores de excelente preparo físico; das Medalhas do Pacificador e Sargento Max Wolff Filho, recebidas em 2011; da admissão, em 2013, no Corpo de Graduados Efetivos da Ordem do Mérito Militar, no grau “Cavaleiro”, reconhecimento inequívoco do Exército Brasileiro às suas qualidades morais e militares, sendo a mais elevada distinção honorífica do Exército Brasileiro concedida aos militares que tenham prestado notáveis serviços ao País ou que distinguiram-se no exercício de sua profissão.
Participou de diversas operações de fiscalização da Operação Pipa e Comissão de Seleção Especial de Médicos, Farmacêuticos, Dentistas e Veterinários na área de responsabilidade da 6ª Região Militar.
Em 28 SET 12, concluiu com aproveitamento o Estágio para Habilitação de Identificador de Corpo de Tropa/2012.
Sua longa e expressiva trajetória de sucesso dentro da Força Terrestre o levou a conquista da promoção ao oficialato: em 1º DEZ 12, foi promovido por merecimento ao Posto de 2º Tenente QAO, sendo classificado no Comando da 6ª Região Militar (Salvador- BA), prestando o compromisso de 1º Posto em 23 SET 13.
Após nova transferência, desta vez para 16º GAC AP (São Leopoldo-RS), apresentou-se pronto para o serviço em 17 FEV 14, sendo designado para exercer a função de Ajudante-Secretário, vindo a acumular a função de Chefe da Seção de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC).
Realizou e concluiu, em 23 MAIO 14, com aproveitamento, o Curso de Auto Avaliação, na modalidade EAD, pela Fundação Trompowsky e o Estágio do Sistema de Gestão de Desempenho, pelo Portal de Educação, sendo designado para compor a Comissão de Seleção Volante que funcionou no município de Novo Hamburgo-RS, no ano de 2014, contribuindo para que aquela OM tivesse excelente incorporação no ano de 2015.
Em novos marcos na carreira, foi promovido ao Posto de 1º Tenente QAO, em 1º DEZ 14, e agraciado, em DEZ 15, com a Medalha Militar e Passador de Ouro, por ter completado o terceiro decênio (em 23 JUL 15) de bons serviços militares prestados.
Em 4 NOV 15, foi transferido por necessidade do serviço para o Arsenal de Guerra General Câmara (General Câmara- RS), aquartelamento que permaneceria até o fim de sua carreira ativa no Exército Brasileiro, apresentando-se em 26 FEV 16. Designado para exercer a função de Secretário, paralelamente as funções de Chefe da Seção de Identificação e Chefe da Seção Mobilizadora do Arsenal de Guerra, acumulou, também, pelo período de 01 (um) ano, a função de Chefe da Sessão de Pagamento de Pessoal Militar/Civil/OPIP.
Como reconhecimento mais recentes do Exército a sua distinta carreira, em 1º JUN 17, foi promovido ao Posto de Capitão QAO e, em 29 MAR 18, foi promovido na Ordem do Mérito Militar, ao grau “Oficial”, destacando-se por ser o único militar possuidor de tamanha honraria, entre todos os integrantes do Arsenal de Guerra General Câmara.
No período em que permaneceu nesta secular Organização Militar, o Cap SILVA SANTOS evidenciou diversas qualidades e versatilidades profissionais. Com lealdade, disciplina e elevado espírito de equipe e de cooperação, auxiliou no planejamento e no controle da execução das atividades atinentes ao recompletamento do efetivo do Arsenal de Guerra, escalas de serviço, mobilização, identificação, Boletim Interno, Protocolo, Pagamento de Pessoal e Justiça. Organizado e metódico, disciplinado e disciplinador, manteve sempre proatividade, dinamismo e conhecimento da legislação pertinente. Antecipava-se para atender, no que cabia à Secretaria, as necessidades do Arsenal de Guerra, sugerindo soluções acertadas para as situações apresentadas, com competência e invulgar tirocínio.
Conduziu as atividades de Avaliação dos integrantes do Arsenal de Guerra, como Gestor de Avaliação da OM, no Sistema de Gestão de Desempenho, atividade de extrema confiança da Direção, destacando-se pelo profissionalismo, equilíbrio e discrição, atributos fundamentais para condução de tão sensível atividade.
Seu trato afável, camaradagem, bom humo, impecável apresentação individual e cortesia no trato com superiores, pares e subordinados, dentre outros atributos, contribuíram para o excelente ambiente de trabalho existente na Secretaria e fizeram do Cap SILVA SANTOS alvo de consideração e respeito de todos que consigo trabalharam e conviveram.
Como coroamento de tão brilhante carreira, realizou e concluiu com aproveitamento, em JUN 19, o Curso de Atualização do Quadro Auxiliar de Oficiais (CA-QAO/1º Turno).
Ao apresentar minhas despedidas ao Cap SILVA SANTOS, em nome do Arsenal de Guerra General Câmara e do Exército Brasileiro, agradeço as inúmeras e valiosas contribuições prestadas no decorrer de sua profícua e irretocável carreira. Rogo a Deus que o abençoe nessa nova fase de sua vida, colhendo êxitos e sucessos continuados, além de saúde e de felicidades, votos esses extensivos a sua digníssima família (INDIVIDUAL).
Quartel em General Câmara, RS, 17 de janeiro de 2020.
LEONARDO OLIVEIRA DE ARAÚJO – Cel QEM
Diretor do Arsenal de Guerra General Câmara