O AGGC
O Arsenal de Guerra General Câmara é uma Organização Militar do Exército Brasileiro, fundada no ano de 1773 na cidade de Porto Alegre, e transferido para a Margem do Taquari, atual cidade de General Câmara-RS.
Fundado em 1773, o então Trem de Guerra da Província de São Pedro do Sul, provia meios logísticos ao Exército Imperial destacado na Província.
Em 1832, quando já havia sido denominado de Arsenal de Guerra da Província de São Pedro do Sul, houve uma profunda reformulação, sendo denominado de Arsenal de Guerra do Rio Grande do Sul, com a missão de prover meios às Tropas Imperiais durante a Revolução Farroupilha e mais tarde com a fabricação de armamento leve e pesado durante a 1ª Guerra Mundial.
Já no ano de 1935 devido a uma repotencialização o Arsenal é transferido para o Distrito da Margem do Taquari, na cidade de Santo Amaro do Sul, sob a Direção do Coronel Argemiro Dornelles, e passa a denominar Arsenal de Guerra da Margem do Taquari.
Pelo Decreto nº 6.097 de 15 de agosto de 1940, Boletim do Exército nº 34, de 24 de agosto de 1940, foi instituído patrono da Organização Militar o Marechal José Antônio Corrêa da Câmara, passando o estabelecimento a denominar-se Arsenal de Guerra General Câmara, sendo a data de seu aniversário, 17 de fevereiro, figurar como a data de fundação do Arsenal.
Atualmente o AGGC, Organização Militar diretamente subordinado a Diretoria de Fabricação (DF ) tem como missão contribuir com a operacionalidade do Exército Brasileiro, prestando serviços de recuperação e fabricação dos mais diversos tipos de materiais de emprego militar, além de realizar trabalhos de modernização, transformação e adaptação desses materiais. Com o objetivo de acompanhar o progresso tecnológico, o Arsenal tem investido na capacitação de seu efetivo por meio de cursos, estágios e visitas técnicas em diversas organizações militares e civis.